sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Grupo de Entre-ajuda

O primeiro grupo de entre-ajuda do Capelo de Barcelos dará início às sessões no decorrer do mês de Fevereiro - sendo que as sessões decorrerão nas segundas quartas-feiras de cada mês, ou seja, a primeira é já no próximo dia 11.

Estaremos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida por e-mail ou pessoalmente, nas instalações da Junta de Freguesia de Arcozelo (horários indicados ao lado) a todas as pessoas que pretendam participar nos grupos de entre-ajuda. Caso esteja interessado ou conheça alguém que acha que poderia beneficiar deste tipo de ajuda, não hesite em contactar-nos e expor todas as questões e dúvidas que sentir necessárias.

Um dos objectivos destes grupos é a partilha de sentimentos em relação à perda sofrida, num ambiente de compreensão e aceitação, sem censura ou julgamento. As sessões estão organizadas por temas, pretendendo-se em cada sessão explorar determinados aspectos do processo do luto. Muitas vezes vivemos a perda de forma isolada, sentindo que ninguém compreende ou respeita o nosso sofrimento. No grupo de entre-ajuda, a partilha e a troca de experiências gerada, permite-nos perceber que não estamos sozinhos e que, embora a nossa dor seja única e diferente da de todos os outros, o que sentimos é legítimo e natural.
Por hoje, fiquemos com duas reflexões, do livro Conviver com a Dor*:

"Junta-te àqueles que também sentem a mesma dor dentro de si. Quando partilhares as tuas histórias, estarás a partilhar um sentimento de compreensão que é bem mais profundo que todas as palavras."

"Aprende com aqueles que já sentiram a dor de perder alguém e que conseguiram superá-la. A sua sobrevivência é uma prova encorajadora que também tu vais experimentar."

* Katafiasz, K. (2000). Conviver com a Dor. Lisboa: Edições Paulinas.

Sem comentários: